Unidade no Reino

Não existe o “dar”, “ajudar”, “depender” e sim o PARTICPAR. Mas participar de que?”

# Titulo da Imagem

Eu, um prostituto?

o sistema atual vem dopando nossos jovens com mentiras, alienação e egoísmo.

# Nao mexer

Como o jovem pode transformar o Brasil?

Ser burguês ou um estudante disposto a lutar?

# Nao mexer

Santo ou Profano?

Estudar é secular ou sagrado?

# Nao mexer

Uma Noite de Terror/ Tragédia do dia 12 de Janeiro de 2011

Era 12 de janeiro às 02:00h quando uma grande chuva sobreveio...

# Nao mexer

E agora, o que fazer?



Qual sua primeira impressão ao ver essa imagem? Esse talvez seja um quadro bem comum para muitos. Traz-me a memoria momentos de dúvidas, escolhas importantes, questões que podem comprometer nossa vida de forma positiva e destrutiva dependendo da postura que tomamos.

Gostaria de compartilhar algo relacionado à responsabilidade, sobre atitudes e escolhas que tomamos no nosso dia-a-dia, desde a escolha de um tênis para passear ou até mesmo uma que possa nos comprometer de acordo com a situação. Um certo, pensador escreveu algo interessante:


Como seres humanos, nós somos dotados de liberdade de escolha e nós não podemos atirar a nossa responsabilidade sobre os ombros de Deus ou da natureza. Nós devemos assumi-la. Essa é nossa responsabilidadeArnold Toynbee.

O que é andar em Responsabilidade? É ser macho o suficiente para encarar de peito aberto as consequências de nossas escolhas, independente como será. Durante minha vida tenho tomado decisões difíceis, umas podem acreditar que foram boas, mas outras pelo contrário se pudesse voltar no tempo acredito que teria alterado tal escolha. Entretanto com o passar dos anos vi que tudo que sou é resultado de decisões que tomei no passado e que minhas ações no presente construirão meu futuro. Mas que futuro nos espera? De hipocrisia, falsidade ou integridade? Sabe, vejo muitos de meus colegas jogando a culpa de seu fracasso ou sucesso em outros meios, inclusive gostaria de falar sobre alguns pontos destacáveis:

  1. 1.       Delegar


Não me entenda mal, no caso de liderança delegar é jóia, mas no contexto que quero destacar é construir pilares da vida delegando decisões relevantes de caráter pessoal. Ao deixar que nossos pais, amigos, namorada e meio decida nossas vidas deixamos de viver e passamos a ser uma marionete e não um ser humano dotado de direitos e deveres.

Muitas pessoas morreram no decorrer da história para hoje termos o direito de expor nossas ideias e não viver a sombra de outros por medo muitas vezes do fracasso. Delegamos nossos relacionamentos, curso, emprego, lugar para morar, etc.

  1. 2.       Generalização


Outro grande mal é a generalização, ao dizer: É assim mesmo, todo mundo é assim, meus familiares nunca tiveram sucesso na vida, por que eu teria? Chega dessa visão medíocre de derrota e assumirmos uma postura de alguém que acredita em seus sonhos.

  1. 3.       Misticismo


Costumo dizer que muitas pessoas para fugirem delas mesmas, procuram jogar suas duvidas e escolhas mais banais para Deus ou o Diabo. Certo tempo li um texto de alguém que dizia ser muito espiritual ao ponto de Deus escolher qual roupa ela iria usar. Eu fiquei me perguntando, ou esse deus não tem nada pra fazer ou talvez esteja querendo gerar um povo irresponsável em todas as áreas. E o pior disso tudo é que a mulher que contou esse “tristemunho” expos como se isso definisse seu grau de santidade. Me desculpe, mas ninguém merece tamanha irresponsabilidade. E o diabo? Deixando bem claro que não sou advogado dele. Mas tem muitas coisas em nossa cultura que fica bem claro: O que for bom na sua vida jogue pra Deus e o que for ruim, ou seja, se nada der certo em sua vida o culpado é o Diabo. Eu já ouvi isso de um palestrante na TV. Colocando em miúdos. Se eu não passar no vestibular quem é o culpado? Se estiver ultrapassando o sinal vermelho e sofrer um acidente?  Ah, e se por acaso perder meu emprego por chegar atrasado? Bingo, temos um Culpado... O Diabo! Dai-me paciência por ver tamanha fuga e ignorância.

  1. 4.       Fatalismo


Nesse tópico será enfatizado sobre responsabilidade coletiva. Vamos falar da nossa realidade, o Brasil é um dos países mais corruptos do mundo, pelo que me lembre ficando atrás apenas de um que não me recordo no momento quem seja. Temos alguns probleminhas como: corrupção, acumulo de lixo nas ruas, imprudência no transito, mentiras, a miséria, etc. O que podemos realizar para mudar esse quadro? Essa deveria ser nossa pergunta e não ficar enfatizando: O mundo é assim mesmo, a miséria sempre vai existir, o Brasil é corrupto mesmo, as pessoas não mudam e por ai segue a linha. Sabe, é mais fácil culpar o meio, o governo, as instituições do que assumirmos nossa responsabilidade como cidadão. Amigo, vamos fazer a diferença vivendo a cada dia o Reino de Deus através do amor por nossa cidade e pelo próximo. Quando me importo com meu semelhante cuido do meio que ele vive. Acredito em um Deus amoroso que foi capaz de se entregar na cruz por todos os seres humanos e que criou todas as coisas para o homem desfrutar, mas não de uma forma irresponsável, mas assumindo suas decisões ao cuidar do mesmo.

  1. 5.       Obediência Cega


Um dos meios da propagação da inercia coletiva a respeito de assumir suas escolhas se dá ao fato de viverem em prol de lideres, amigos, pais e até divindades sem questionamento. Apenas seguindo cegamente sem saber o porquê e pra que realizar tal tarefa. Conheço lideres que não preparam as pessoas para pensar e co-criar junto, mas os preparam para viverem a base da ordem e da regra imposta. 

Meu amado, leia bons livros, questione, pergunte, tire suas dúvidas e assuma sua vida de volta e seja responsável por seus acertos e erros.  Não viva sobe manipulação e sim embasado em suas integridade e responsabilidade perante você e o seu ciclo de amizade.
Embasado nesse pensamento vejo pessoas agindo como se fossem maquinas de xerox humano, iguais. Como citei no inicio Deus nos criou com a capacidade de sermos pensantes e não copias um dos outros.


Conclusão: 

Durante todo esse texto estivemos refletindo sobre a beleza de ter a vida em mãos, para amar, servir, respeitar as pessoas e o meio que vivemos. Servindo de exemplo nas pequenas coisas da vida, como celebrar por uma conquista ou uma escolha satisfatória. Aprendendo também a refletir e aprender com as decisões equivocadas em sua jornada. Não desanime com os erros, a cada dia tomamos muitas escolhas e o legal disso tudo é saber que todo momento você está escrevendo sua história para outros lerem e aprenderem. 
Comece respeitando seu próximo, não jogando lixo no chão e sendo um ombro amigo. Pare um tempo para pensar em como você pode melhorar sua cidade sendo protagonista da própria história.


Viver é uma arte, onde cada pessoa pinta sua história.


Obrigado e até Breve,

Elmadson Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...