Unidade no Reino

Não existe o “dar”, “ajudar”, “depender” e sim o PARTICPAR. Mas participar de que?”

# Titulo da Imagem

Eu, um prostituto?

o sistema atual vem dopando nossos jovens com mentiras, alienação e egoísmo.

# Nao mexer

Como o jovem pode transformar o Brasil?

Ser burguês ou um estudante disposto a lutar?

# Nao mexer

Santo ou Profano?

Estudar é secular ou sagrado?

# Nao mexer

Uma Noite de Terror/ Tragédia do dia 12 de Janeiro de 2011

Era 12 de janeiro às 02:00h quando uma grande chuva sobreveio...

# Nao mexer

Uma Noite de Terror/ Tragédia do dia 12 de Janeiro de 2011

capa1_pedreiras_menosego
Tirada no Bairro Campo Grande / Teresópolis - RJ
Era 12 de janeiro às 02:00h quando uma grande chuva sobreveio a região serrana no Rio de Janeiro, tendo como alvo algumas cidades como: Teresópolis, Nova Friburgo, São José do Rio Preto, dentre outras que não me recordo no momento.

Por volta do mês de maio tive a oportunidade de estar no local com uma equipe de voluntários com o propósito de servir aos moradores através de nossos dons, talentos, palestras, brincandeiras, serviço e aconselhamento com os moradores. Enfim, Jovens com uma missão (JOCUM) vem realizando a tempos no mundo, trabalhos comunitários, tendo como valor: responsabilidade pessoal, identidade, realização, iniciativa e auto-liderança, gerando em cada jovem um desejo revolucionário de ordem e progresso em seu meio, partindo do princípio na qual todo cidadão é responsável direto por sua cidade, estado e nação.


Durante o período de 02 meses estive com uma equipe que tinha pessoas de vários estados do Brasil como: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Paraná e Maranhão sendo então o único maranhense no local. Comigo fica a gratidão por fazer parte da história de pessoas que me ensinaram sobre o valor da vida, cooperação e respeito ao próximo.

São José do Rio Preto - RJ

Na cidade de São José do Rio Preto – RJ, local esse onde a enxurrada aconteceu por volta das 08:00h com força e velocidade jamais vista no local, levando casas, pontes, terrenos e ruas. O rio foi terrivelmente enlarguecido pela força das águas que chegavam a mais de 100 km/h. Graças a Deus não houve no local vítimas fatais, devido o horário tiveram como avisar aos vizinhos e saírem de suas casas a tempo.

Creio que todos lembram da cena através da mídia onde uma senhora tenta salvar seu cachorro e com uma gorda é salva da morte em meio a força da enchente, então, o fato ocorreu nessa cidade  que também é marcada pela canção Águas de Março de Chico Buarque de Holanda, uma cidade linda, hoje traz as marcas da tragédia em cada rua e coração.

regiao serrana4
São José do Rio Preto- RJ

Devido ao pouco tempo que passamos na cidade, ouvimos relatos de pessoas que passaram por essa trágica experiência, tive a oportunidade de conversar com alguns moradores e com eles aprendi sobre a importância da união e solidariedade em um momento como esse, naquele contexto, não existiam classes e raças, apenas a beleza de ser humano e sua busca pela sobrevivência.

Conversando com alguns moradores vi nos olhos a esperança de dias melhores e saber que as águas não levaram apenas bens matérias, mas fizeram aflorar o espirito solidário e humano em todo cidadão e nação. Grato inclusive por cada voluntário vindo de outros países com o intuito de servir e cooperar com os moradores do local.

Teresópolis e Nova Friburgo

Como citado anteriormente no período de dois meses em Teresópolis mais específico no distrito de Vieira onde pude ver e conhecer mais de perto o que realmente foi essa tragédia. No local ocorreu por volta as 02:00h envolvido com muita chuva, muitos chegam a definir como tromba d’agua o que aconteceu na região.

Teresópolis foi bastantes atingida principalmente no bairro Campo Grande onde o número de vítimas foi bem significativo, a foto inicial do texto foi tirada nesse bairro. Conversei um Senhor que perdeu 8 pessoas da família, uma jovem que perdeu a mãe, muitas histórias de marcar o coração e refletir o quão frágil somos e necessitados somos da grandeza de Deus em nossas vidas. Portanto aprendamos pois a viver cada momento focando o bem estar do outro e não vivermos enjaulados em nosso mundo.

Em Nova Friburgo ficando apenas poucos quilômentros de Teresópolis, cujo local esteve em meio a grande tragédia, você leitor deve está lembrando dos noticiários da corrente data, sendo divulgado por todos os meios de comunicação. Infelizmente muitas vítimas estão até hoje sem o devido cuidado e suprimento, há saber que o número de vítimas é bem maior que o colocado pela mídia e a situação bem mais devastador do que se possa imaginar.

Está chegando mais um início de ano. Os moradores de Friburgo estão receosos com as chuvas que poderão adevir. Um morador do local no centro da cidade, falou-me nunca ter visto algo de tamanho terror, chegou até a mencionar que parecia que a cidade estava acabando. Só quem anda nas ruas de Friburgo pode ver o nível da catástrofe no local. Peço para que os leitores estejam orando e torcendo por essas cidades cheia de lugares belos, pessoas simples e com o coração humilde.

Essa região é conhecida por sua beleza, clima agradável, belos lugares turísticos como a Serrra do Orgãos, CBF, Teleférico e grandes montanhas. Uma região linda, mas marcada pela dor. Estejamos poís juntos torcendo para um 2012 de restauração à essa região tão atingida pelas chuvas.
Vejamos pois algumas fotos marcantes na cidade:

<SAMSUNG DIGITAL CAMERA>
local abastecido pela lavoura
regiao serrana menosego1
Pedra carregada pela chuva 
<SAMSUNG DIGITAL CAMERA>
Moravam 09 pessoas nessa casa - Todos morreram.
<SAMSUNG DIGITAL CAMERA>
Igreja Católica - Nova Friburgo - RJ
regiao serrana menosego5
Bairro Campo Grande
REALIZAÇÕES DA EQUIPE NA REGIÃO

<Digimax S500 / Kenox S500 / Digimax Cyber 530>
Ajudamos a construir a casa de um morador que perdeu esposa e filho.
<SAMSUNG DIGITAL CAMERA>
Construção da quadra esportiva no distrito de Vieira 
regiao serrana menosego15
Doação cesta básica a comunidade.
regiao serrana menosego2
Equipe de voluntários
Amigo leitor, sei que são muitas fotos, porém, necessárias para melhor compreensão e entendimento do que foi realizado no local graças ao apoio de cada parceiro que tem entendido a importância de estar junto nessa caminhada em favor desenvolvimento coletivo.

Sabe, hoje faço parte dessa ONG – Jovens com uma missão (JOCUM) no estado de Santa Catarina onde estarei retornando dia 09 de Janeiro para Florianópolis-SC, caso queria saber mais sobre os projetos nos acompanhe no blog www.menosego.com.

Jocum Floripa

Somos uma comunidade de empreendedores sociais que tem como propósito promover um mundo justo e trazer redenção para a vida humana em todas as áreas.

Missão: Servir de plataforma para empreendedores sociais, provendo valores, capacitação e uma rede de trabalho comum.

Visão: Ser uma rede de indivíduos inovadores que promovam transformação em todos os aspectos da vida.

Nossos Valores:

• Desafio – Prioriza o pioneirismo provocando novas iniciativas.

• Pessoal – Respeita e valoriza o potencial e a diferença de cada indivíduo.

• Autêntico – O que fazemos é resultado do que somos.

• Orientado por metas – Temos uma direção e um propósito que nos levam a resultados concretos.

Objetivos

1. Formar jovens empreendedores sociais através de capacitação, treinamento e informação.

2. Multiplicar empreendimentos e projetos ligados dentro da rede.

3. Gerar novos conceitos e práticas em todas as áreas da vida humana.

4. Capacitar organizações e instituições para o desenvolvimento integral.

5. Formar parcerias estratégicas que contribuam para o cumprimento da missão.

Convite a Parceria

<Digimax S500 / Kenox S500 / Digimax Cyber 530>

Para ingressar em Jocum Floripa como voluntário de tempo integral, preciso levantar uma equipe de parceiros e investidores que acreditem na visão e missão da instituição.

Um de nossos valores em Jocum Floripa é a interdependência, por isso, quero convidá-lo(a) a considerar a possibilidade de fazer parte da minha equipe de parceiros. Minha meta é ter uma equipe de 26 pessoas que invistam R$ 50,00 por mês cada uma, totalizando R$ 1.315,00 que é o meu custo mensal para ingressar neste projeto. Caso você tenha interesse entre em contato comigo para formalizarmos nossa parceria, você poderá optar por um compromisso de 6 meses ou de 1 ano.

Contato:

Nome: Elmadson Magalhães Almeida

E-mails: elmadson@gmail.com

Blog: www.menosego.com

Msn: menosego@hotmail.com

Twitter: @by_elmads Facebook: Jason Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...