Unidade no Reino

Não existe o “dar”, “ajudar”, “depender” e sim o PARTICPAR. Mas participar de que?”

# Titulo da Imagem

Eu, um prostituto?

o sistema atual vem dopando nossos jovens com mentiras, alienação e egoísmo.

# Nao mexer

Como o jovem pode transformar o Brasil?

Ser burguês ou um estudante disposto a lutar?

# Nao mexer

Santo ou Profano?

Estudar é secular ou sagrado?

# Nao mexer

Uma Noite de Terror/ Tragédia do dia 12 de Janeiro de 2011

Era 12 de janeiro às 02:00h quando uma grande chuva sobreveio...

# Nao mexer

Geração Z (Zapear ou @)

Durante um tempo estava pensando sobre como nossos jovens estão se relacionando com o meio, tecnologia, redes sociais, meio ambiente, os pais e amigos. Um tempo novo está se formando. Lembro-me da época de garoto, adolescência, os tipos de brincadeiras e poder ver o amadurecimento tecnológico durante os anos, no meu caso, por exemplo, cheguei a usar Walk Man, Disc Man, Cd, DVD e Blu-Ray, Disquetes, Pen drives... Quem anos atrás não se alegrava com um disquete que continha apenas 1.44 MB de armazenamento? Os tempos mudaram e não há como negar ou fechar os olhos para essa realidade.


Desde os tempos antigos vemos através da história, livros e documentários que a sociedade vem caminhando em passos largos em favor de sua evolução social. Gostaria inclusive de destacar um marco em nossa história que foi o ano de 1968, período esse, onde nossos jovens saíram às ruas em favor de uma liberdade até então vivida apenas em sonho, tendo como pivô a morte de Edson Luiz, morto pela polícia no dia 28 de maio de 1968, um grupo de estudantes que protestava contra a má qualidade da comida, em frente ao restaurante estudantil do Calabouço, no Rio é atacado pela polícia.

O Jovem na história sempre esteve ativo em busca de mudança, transformação, adrenalina e inovação. Marcados por sua força, essa juventude tem gerado no decorrer dos anos um comprometimento humanitário e social em favor da liberdade de expressar suas ideias das mais variadas formas.

Como o tema esta focado em falarmos da geração Z, ou seja, classificado como Zapear, as pessoas que nasceram no período de 1995 aos dias atuais. Essa geração nasceu com o google, yahoo, msn, ipad, iphone, notebook, etc. Tem se destacado e despertado o interesse de estudiosos para compreender o que se passa na mente dessa nova geração.

Poderia classificar como uma geração plugada que não vê limite para o conhecimento e a expansão de relacionamentos. Para eles não existe fronteiras, tudo esta a um click, nascidos em plena globalização, onde tudo esta interligado, tem despertado nesses jovens a capacidade de pensar rápido, fazendo várias coisas ao mesmo tempo, impaciência muitas vezes, dificuldade em se concentrar ou até mesmo ficar parado muito tempo em um lugar. Tudo tem que ser rápido e estar disponível.

Por que nossos adolescentes preferem ficar em casa no vídeo game ou internet do que ir pra rua “brincar” e conhecer outras crianças? Afinal, qual nosso entendimento sobre divertir? Está online é a maneira pelo qual eles se divertem, horas no vídeo game com seus jogos plugados e conectados com colegas de escola e por aí vai, até mesmo um amigo virtual de outro estado ou nação.

Essa época esta colhendo o fruto de nossos antepassados que lutaram por um país livre, independente, sem censura e aberto a novas ideias. Antigas profissões como medicina e direito vem dando lugar a uma galera firme que sabe o que quer, não visam o ter, mas fazer o que gosta e sabe realizar. Não estão focados no ganhar, acumular, mas no curtir e viver o hoje o máximo que puder, diferente da geração X esse grupo tem demonstrado pouco apego ao futuro, focando seus esforços a consumir o que de melhor estiver a seu alcance.

Alguns pais ou líderes ficam preocupados, pois não conseguem acompanhar a velocidade como seus filhos agem perante o novo e desafios, isso porque nasceram nessa correria. Marcada por muitos, como a geração da tecnologia, esse grupo tem-se destacado também por sua criatividade e iniciativa em gerar coisas novas que promovam um bem estar coletivo, gerando conhecimento seleto capaz de expandir uma melhor qualidade de vida a todos os meios.

Um grande beneficio dessa época é ter uma consciência global de direitos e deveres relativos ha sua postura perante a sociedade. Muitos dizem que essa geração se perdeu com tempo, mas acredito que tudo se trata de uma evolução que só tem a melhorar, cabe a nós de outras gerações sempre estar aberto para dialogar e cooperar com todos, independente da maneira como agem ou pensam. Líderes que não são abertos a essa nova tendência estão com dias contados ao fracasso. 

A geração Z não é um grupo acostumado a imposições ou rotinas, eles não buscam um serviço que o “prendem” a um salário, mas seu estilo de vida esta sendo construído a base da criatividade, lazer e realização.

O Mercado de Trabalho deve estar aberto. Eles são frutos do que viemos construindo com o passar dos anos e pode ter certeza que haverá outras gerações mais plugadas e inovadoras que eles.

Amado Leitor, cabe a nós caminharmos com nossos colegas colocando sempre eles para pensar e não dar-lhes respostas prontas e não adianta ignorar assuntos com eles, afinal informação tem sido sua marca. Seja transparente com seus filhos, amigos, parentes, que tudo tem um limite e tudo deve ser analisado de perto. Todo extremo leva a grandes erros. Lutemos pois, pelo equilibro e bem estar do convívio entre as geração.

Abraço,
Elmadson Almeida



2 comentários:

  1. Realmente, as coisas mudaram drasticamente, já não podemos voltar no tempo, nada será como antes, penso que os Blogs são um forte evidencia desse avanço e dessa liberdade que foi conseguida com o sangue de muitos,contudo, pricipios devem ser respeitados, a ética precisa ser respeita, caso contario a liberdade se tornará libertinagem, cada um na sua.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar gostaria de agradecer por sua amizade e parceria... Mano, estamos juntos nessa luta contra a desigualdade, corrupção e injustiça. Abração.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...